sábado, 19 de maio de 2012

Perdi o pau do pirulito e agora?

Já alguns anos venho utilizando esta expressão: " Perdi o pau do pirulito e agora?".
Esta expressão, uma metáfora, surgiu em minha vida, por volta do final dos anos 80.
Estava no meio do curso de psicologia e muitas vezes me defrontava com a necessidade de ampliar visão para introjetar novos conceitos, notícias, tendências e por vezes tendo que abrir mão de comportamentos até então cristalizados, o que causava muita dor e risos e que não me permitiam enxergar as novas possibilidades.
Meu grupo de sala de aula tinha o hábito de frequentar o boteco da esquina, um estilo merceria e bar improvisado. Em meio aos comes e bebes, diria mais bebes do que come, aproveitávamos o momento e espaço para refletir sobre os novos conceitos,contextos e em grupo animados pelos questinamentos ampilávamos a visão.
Num desses dias de encontro, frente a um questionamento, que exigia uma virada de mesa, me vi dizendo: Não sei o que pensar, perdi o pau do pirulito! Essa expressão passou a ser o meu jargão, e por pouco não me deixou reprovada em uma matéria.
Daí para frente, isto passou a ser minha marca, expressão muito utilizada quando me deparo com algo inusitado, novo, questionador.
Com o tempo passei a utilizá-lo quando via pessoas conhecidas com esta "fisiologia",  termo muito usado pela PNL,com cara de espanto, com a expressão de sensação da possibilidade da perda, do não entendimento, como se pudesse se engasgar a qualquer momento, sufocar,assim como uma criança, que frente ao estímulo do doce, se apressa, e consegue num ímpeto ficar com todo o doce na boca e o pau do pirulito na mão,sem saber o que fazer.

Bem, metáforas a parte, eis que inicío este blog dedicado aqueles que num determinado tempo da vida, fica com cara de quem perdeu o pau do pirulito e agora?

  • Meu intuito é torná-lo um espaço para postagens de artigos, contos e eventos do dia a dia que possam ajudar as pessoas a saírem da situação : Perdi o pau do pirulito é agora?

Dulce Gabiate é Psicóloga, Trainer em Neurolínguistica e em Tecnologia de participação, Terapeuta Floral, Coach Executivo e Vida.

2 comentários:

  1. Gostei da iniciativa. Aqui, todos poderão encontrar mais respostas para suas duvidas internas e fazer valer a expressão "encontrar o pau do pirulito"

    Ficar com "o doce entalado na boca" e não saber o que fazer com ele sem o "palito" que o guia, é como ficar com um problema incomodo sem uma solução à vista.

    Temos que ter muitas opções e encontrar a opção mais acertada e não depender somente do "ex-palito" desprendido do doce.

    "Acertar o buraco do pirulito novamente" despende de muita energia e nem sempre é fácil e mais acertado a fazer quando se quer uma solução ligeira!

    Dulce, tem toda a experiência para nos mostrar inúmeras soluções... vamos aguardar os próximos artigos.

    bjos e grata pelo espaço, Du!
    laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura querida,que bom que gostei, estarei incluindo suas contribuições, dicas e textos para ajudar aos que precisam de um novo pau de pirulito. beijos

      Excluir