sábado, 19 de maio de 2012

Mudanças Comportamentais



A PNL é um conjunto de conceitos e técnicas que nos ajuda a entender como criamos nossa comunicação interna e externa, a influência de nossos pensamentos sobre as emoções e comportamentos e se utiliza de alguns pressupostos que quando introjetados e praticados nos ajudam a olhar e vivenciar os eventos do dia a dia com mais flexibilidade, e a ter uma atitude de compaixão para lidar com as diferenças individuais.
Em minhas experiências nos últimos anos pude constatar minhas mudanças de comportamento bem como de outras pessoas que como eu se permitiram reavaliar suas crenças e a praticar no cotidiano as pressuposições que ampliam nossas visões e atuações na vida.
Como resultado pude vivenciar maior flexibilidade nas relações pessoais e profissionais bem como uma facilidade de construir rapport e comunicação.
Vale a pena ressaltar algumas destas pressuposições como: O mapa não é o território, partindo desta premissa , o que esta descrito em um mapa é totalmente diferente do que podemos ver,ouvir e sentir , quando estamos em seu território em função das diferenças de cada pessoa ( aprendizagens, cultura, experiências de vida e significados) e podemos ter visões da realidade diferenciadas. Sabemos que as diferenças existem, que pessoas podem ter semelhanças em alguns aspectos mas ter visões diferentes da realidade. Conscientemente sabemos disto, mas em nosso dia a dia sofremos e criamos conflitos em nossas relações por desejarmos que as pessoas pensem e ajam como nós. Esta é a primeira grande aprendizagem que podemos ter na busca de uma vida de relacionamento mais produtiva e prazerosa, aceitar as diferenças e aprender e crescer com elas. Outro dado de constatação é que em função destas diferenças o significado de alguns conceitos podem ser percebidos e entendidos de formas diferentes , sendo assim ao estabelecer diálogos com outros precisamos nos certificar de que os conceitos utilizados são os mesmo de forma a evitar distorções e mal entendidos. Para avançar neste desenvolvimento precisamos praticar mais esta pressuposição.
Dulce Gabiate é Psicóloga, Trainer em Programação Neurolinguística e Tecnologia de participação, Coach Executivo e Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário