quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Use seus recursos internos, mas o que são e como acionar?


É comum ouvirmos as pessoas falarem sobre a necessidade de se ter recursos para realizar atividades, abrir negócios, promover mudanças, alcançar metas, ampliar e fortalecer a auto estima.
Naturalmente as pessoas que atuam mais na vida com seu hemisfério esquerdo, o lado do cérebro voltado para as coisas concretas, pensam: Preciso de instalações, estrutura, dinheiro, oportunidades, senão não conseguirei avançar e criar as atividades que desejo para o alcance dos resultados.
Logicamente este pensamento concreto é válido e necessário, mas os recursos que falamos aqui são os chamados recursos internos que atuam como forças motrizes, alavancas que somada as idéias e recursos materiais transformam pensamentos em ações e os materializam.
É normal falarmos sobre coragem , ousadia, segurança, determinação, foco,mas muitos desconhecem o poder e o impacto que estes recursos tem sobre nossa energia e ações.
É provável que você utilize muito bem um determinado recurso em uma área específica da sua vida, mas ainda não tenha utilizado em outras, e aí ter a sensação de que não possui este recurso.
Pode ser que na realidade você não tenha ainda usado um determinado recurso por não ter uma definição clara sobre o conceito ou tenha uma imagem distorcida do que seja, logo um trabalho de reflexão pode esclarecer para você o que é em essência aquele recurso e você poderá usá-lo.
Você também poderá desenvolver alguns recursos, tomando como base a visão que tenha sobre alguém que imagina que tem e que o utiliza muito bem, e a forma como você descreve este recurso utilizado por tal pessoa, pode servir de estratégia para que você o desenvolva, a isso damos o nome de modelagem, uma habilidade natural que usamos na vida para aprender a ter novos comportamentos.
Então a dica esta aí, que tal experimentar.

Dulce Gabiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário